segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Cuidados com os Implantes Dentários

Como nos dentes naturais os implantes necessitam de acompanhamento e cuidado para uma maior durabilidade. Por muito tempo os implantes foram oferecidos aos pacientes como um milagres, a solução definitiva ao problema das perdas dentárias. Com manutenção profissional e cuidados corretos em casa, seus implantes podem durar a vida toda bem como proporcionar conforto, funcionalidade e confiança.

 
 
 
O diagnóstico de problemas em implantes é difícil, geralmente são indolores, e quando o paciente percebe algum sintoma normalmente está em um momento crítico. Para um correto diagnóstico necessitamos de um exame radiográfico da área do implantes. Na Odontológica indicamos radiografias anuais para controle do nível ósseo ao redor dos mesmo.
Um dos problemas mais comuns nos implantes são as doenças gengivais, que ocorrem com acúmulo de placa bacteriana (restos alimentares + bactérias) e má higiene do implantes, um dos sinais deste problemas é o sangramento ou mau cheiro ao redor dos implantes. Como nos dentes o avanço do problema gengival ocasiona perda óssea,  podendo levar a perda do implante. O tratamento deste problema quando diagnosticado em fase inicial é a realização de uma boa limpeza e polimento da região pelo dentista.
 
Outro problema comum nas próteses sobre implantes é o afrouxamento dos parafusos de fixação, este afrouxamento pode levar à fratura do implante e/ou prótese. Como todo elemento mecânico, os implantes podem sofrer um afrouxamento natural do parafuso, mesmo após sua correta utilização, este pode ser o sinal que algo de errado está acontecendo, levando uma fadiga ou stress na região e perda dos implantes. A solução deste problema geralmente é rápido e fácil, basta apertar ou substituir o parafuso e fazer um ajuste na mordida. 
Lembre-se que seus "dentes novos" precisam de cuidado e atenção. Visitas periódicas ao seu dentista são importantes para assegurar a longevidade dos implantes e tecidos adjacentes saudáveis.
 
Agende sua consulta preventiva: