segunda-feira, 26 de agosto de 2013

O novo sorriso do Ronaldinho Gaúcho

Na última semana foi manchete nacional o novo sorriso do jogador  Ronaldinho Gaúcho. Atualmente, os procedimentos estéticos odontológicos apresentam grande procura, e quando uma celebridade os realiza, sempre aparecem dúvidas e questionamentos sobre suas indicações.
Cirurgia plástica gengival

Apesar de não termos atendido o Ronaldinho, acreditamos que foram realizados dois procedimentos: Cirurgia Plástica Gengival associada às Facetas de Porcelana. A cirurgia Plástica Gengival é um procedimento realizado para remoção de excessos de gengiva e/ou correção dos desalinhamentos gengivais. As facetas de porcelana são lâminas de porcelana aplicadas na frente dos dentes para recuperar a estética e a harmonia do sorriso. 
Para facilitar e esclarecer eventuais dúvidas, produzimos dois vídeos sobre como são realizados estes procedimentos, assim como, indicações para estes tipos de tratamento.
Na Odontológica, os procedimentos de Cirurgia Plástica Gengival e as Facetas em Porcelanas são realizadas por especialistas sempre disponíveis para esclarecer e indicar o procedimento ideal ao seu caso.
O programa Fantástico teve acesso ao dentista e autorização para mostra exatamente o que foi realizado na transformação do sorriso do Ronaldinho, veja o vídeo com a matéria:

Em Florianópolis a Odontológica tem os profissionais certos e especializados para a transformação e embelezamentos dos sorrisos e manutenção da saúde bucal.
Agende sua avaliação:

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Mau hálito, não transforme seu problema em piada

Mau hálito causa constrangimento social tanto para a pessoa que possui, como para quem está próximo. Nesta última semana, o Porta do Fundos (canal de vídeos de humor no YouTube) publicou uma sátira sobre o assunto, no vídeo (veja abaixo) uma pessoa chega ao "amigo" e o detona pela o odor fedido de sua boca. O "Bafo" como eles chamam o mau hálito, é algo sério, que pode levar ao término de casamentos, problemas profissionais e até psicológicos.
Mau Hálito é um problema sério de saúde, e possui solução e tratamento, mas é necessário um correto diagnóstico. A crença da halitose causada por problemas estomacais ainda predomina até mesmo entre dentistas e médicos. Atualmente sabemos que mais de 95% de suas causas são de origem bucal e a saburra lingual é a sua representante máxima.

A falta de cuidados com higiene bucal é um dos principais fatores causadores do mau hálito, ou halitose. Pessoas com hábitos de higienes incorretos ou infrequentes geralmente apresentam um odor bucal característico. Outra causa frequente do mau hálito é a doença Periodontal, que pode ser causada por bactérias putrefativas, ou seja, bactérias que causam apodrecimento dos restos alimentares liberando odores fétidos.

A presença de próteses antigas e desadaptadas, implantes ou aparelhos ortônicos sem um acompanhamento preventivo podem causar mau hálito, e um controle preventivo com profilaxias profissionais precisa ser frequente nestas situações.

Marque uma avaliação com seu dentista e resolva seu problema, antes que você vire piada!

Texto: 
Dr. Gustavo Belli - Especialista em Periodontia, especialidade relacionada ao tratamento de doenças do periodonto (gengiva, osso) e tratamento da Halitose. 

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Central de esterilização

A central de esterilização de uma clínica odontológica deve apresentar cuidados e respeitar regras para a manutenção da saúde dos colaboradores e pacientes. No projeto da Odontológica além de seguir normas e condutas da Vigilância Sanitária, acrescentamos melhorias para aumentar o grau de segurança de nossos pacientes.

Central de Esterilização da Odontológica
O respeito à normas de Biossegurança, com pias para limpeza e assepsias da mãos separadas das pias para lavação de materiais,  são apenas uns dos detalhes para manter uma cadeia asséptica e diminuir os riscos de contaminação cruzada (contaminação de um paciente para outro). 

A esterilização é o processo que promove completa eliminação ou destruição de todas as formas de microrganismos presentes como: vírus, bactérias, fungos, protozoários, esporos, para um alto nível de segurança.  Na Odontológica utilizamos o método de esterilização por calor úmido através de autoclaves, um método  seguro e com alta de sucesso.

Embalagens adequadas e pacotes especiais para a esterilização dos materiais aumentam a capacidade de armazenamento dos instrumentais após passarem pelo processo de esterilização. Muitos dos materiais hoje utilizados são descartáveis, e o descarte destes materiais devem ser feitos de forma especial, por isso nosso lixo contaminado é todo recolhido pela empresa ProActiva, evitando a poluição e contaminação do meio ambiente.

Nosso cuidado com a Central de Esterilização é um elemento fundamental, para o sucesso e manutenção da saúde e sorrisos de nossos pacientes.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Enceramento Diagnóstico com Tininha Gomes

 

            O planejamento inicial  nos tratamentos odontológicos é de fundamental importância na busca dos melhores resultados estéticos e funcionais de um sorriso. Portanto, é necessário que cirurgião dentista utilize de algumas técnicas que irão permite a execução do trabalho com  maior  previsibilidade de resultados e com máxima preservação da estrutura dental.


             O enceramento diagnóstico é uma dessas  técnicas que  através de esculturas em cera, sobre um modelo de gesso  da arcada dentária do paciente, reconstrói as porções desgastadas, quebradas, a ausência e reposicionamento dos dentes de modo que, o novo sorriso tenha uma harmonia estética e funcional.

Modelo Inicial
            Ao mesmo tempo que o enceramento diagnóstico  é  essencial para para o  planejamento e diagnóstico de um novo sorriso, serve como  excelente  forma de demonstrar aos pacientes as modificações que podem ser realizadas, também  auxilia  nas simulações (mock-up) antes de iniciar tratamento, serve de guia  na confecção de restaurações, preparos, provisório para coroas/facetas de porcelana e na comunicacão com os protéticos.
 
Modelo encerado e planejamento digital auxiliando no diagnótico e na comunicação com o  paciente 
Resultado final após um correto planejamento
 
             Afim de aperfeiçoar a técnica de Enceramento Diagnóstico, durantes os dias 02 e 03 de outubro de 2013, Dr. Argemiro Souto participou do curso  Morfologia Dental com a TPD/CD Tininha Gomes, uma profissional ícone internacional na área de escultura dental.