quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Doença periodontal e a gravidez


A gravidez é um processo de grandes transformações e alterações no organismo da mulher. Os reflexos e conseqüências da gravidez sobre os tecidos periodontais são amplamente estudados. Sabe-se que devido o aumento dos hormônios na circulação sanguínea durante a gravidez, pode ocasionar alterações gengivais tais como: aumento de volume e sangramentos. Outras alterações da cavidade oral durante a gravidez surgem pela alteração na dieta e devido a piora nos hábitos de higiene oral, levando ao desenvolvimento de cáries e das doenças periodontais.
Inflamação Gengival encontrada numa grávida
Atualmente muitos estudos correlacionam a questão reversa, como a doença Periodontal pode afetar a gravidez e o bebê?  Muitos estudos encontraram correlação entre a doença periodontal e a elevação na ocorrência de partos prematuros e o nascimento de crianças com baixo peso. Estes achados trazem aos dentistas e principalmente aos periodontistas a responsabilidade no diagnóstico e manutenção da saúde bucal durante o período pré-natal e subsequente correto desenvolvimento da bebê, pois a cavidade oral e o periodonto podem causar danos à grávida e a criança de formas irreversíveis. 

Muito importante durante o pré-natal uma visita ao seu dentista, para uma gravidez mais tranquila.
 
 
Está em Florianópolis? Faça seu pré-natal odontológico na Odontológica
Texto do Dr. Gustavo Belli, especialista em Periodontia da Odontológica - Odontologia Estética.

Agradecimento a fotografa Paula Marcili pela bela imagem que ilustra este texto.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Escultura e Ceroplastia em Prótese Total com Walker Angeloni

Aperfeiçoamento e atualizações constantes nos melhores cursos nacionais e internacionais são características dos profissionais que fazem parte do quadro clínico da Odontológica Odontologia Estética. 
Durante os dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2012, visando as  futuras instalações da Odontológica, que contará com um laboratório de prótese próprio, Dr. Argemiro Souto participou do curso de Escultura e Ceroplastia em Prótese Total, na Apropar (Associação de Técnicos em Prótese Dentária do Paraná), em Curitiba, ministrado por Walker Angeloni, técnico em prótese dentária com grande destaque no cenário nacional e internacional  na confecção de prótese total.  
 
 
Tpd  Walker Angeloni junto com a representante da Dentbras entregando certificado para Dr. Argemiro,